07 fevereiro, 2018

Benefícios do mel | Fora do Tacho #4

     fonte: http://www.agronegocios.eu/noticias/penacova-serra-da-atalhada-vai-produzir-mel-biologico/


  Como estamos no inverno são várias as vezes que tomamos os ''milagrosos'' chá com mel e leite com mel, para tentar dar cabo daquela gripe teimosa ou daquela dor irritante de garganta que não nos deixa ter um dia em pleno, e de facto resulta devido às propriedades antibióticas do mel.
  Numa das aulas que tive em nutrição e alimentação humana veio o mel à conversa. Discutiram-se os valores nutricionais do alimento e os seus benefícios no nosso organismo, tendo sempre em mente que tudo o que é consumido em excesso faz mal.

Sabiam que... 
  O mel representava um papel muito importante na medicina egípcia e grega? 
  Pois bem, o mel era utilizado pelos egípcios no tratamento de feridas, juntamente com ervas medicinais. No caso do povo grego , o mel era usado no tratamento de feridas e lesões nos olhos.


 Entretanto nos dias de hoje sabemos que o mel pode atuar como agente anti bacteriano e antifungico, sendo que vários laboratórios trabalham com produtos à base de mel para auxiliarem nas cirurgias.
 Além de ser visto como um alimento unicamente doce por maior parte das pessoas, o mel tem na sua constituição sais minerais e proteínas que são essenciais ao nosso corpo.
 Desempenha papeis como antioxidante , calmante, diurético , expectorante  , digestivo... As suas funções mais fulcrais viram-se para o fortalecimento do sistema imunulogico , para aliviar a prisão de ventre (ajuda no movimento intestinal) e no auxilio da função digestiva.
  Para os interessados: O mel ajuda a ter uma pele mais bonita, pois torna-a macia, uniforme e sem manchas.

  Chás com mel e canela: Esta combinação ajuda a prevenir a famosa ''má-digestão''.
  Chás com mel e limão: Ajuda no combate às gripes. ( O limão tem vitamina C. )

Mas.... O mel engorda! Por ser doce é rico em calorias, por isso deve ser consumido de forma responsável.
Os diabéticos , alérgicos, grávidas e crianças com menos de um ano devem ter especial atenção devido às suas características. 

E vocês, sabiam destes benefícios sobre o mel? 

4 comentários: