17 dezembro, 2016

Pasteis de massa Tenrra | Perdido na cozinha

 Mais um clássico: Os pasteis de massa tenrra!
 Há uns meses bem grandes fui jantar a casa de uma tia minha que tem um conhecimento de cozinha que me ultrapassa em larga escala. Sempre que lá vou, fico curioso com os pitéus que ela prepara.Mais uma vez a minha curiosidade fora satisfeita! Fez uma receita que eu nunca tinha ouvido falar , mas que por sinal, já era muito conhecida pela maior parte das pessoas.
 Ver a minha tia a preparar todos os ingredientes e a trabalhar a massa é algo quase que ''mágico''. São pessoas como ela que me fazem querer chegar a ponto tal , que tudo na cozinha me pareça fácil. É uma pessoa super organizada e metódica. Tem um palato apuradíssimo e algo que falte ou esteja mal, ela consegue dar logo a volta.
 Já tive imensas conversas com ela sobre o seu talento natural para a cozinha, e sugeri-lhe que se dedicasse inteiramente à cozinha. A resposta dela fez muito sentido: Tem uma vida estável e consegue conciliar a vida profissional com este ''hobbie'' que tem, disse ainda que eu não devia pensar duas vezes no meu caso... que devia seguir sem pensar o curso de Chef de cozinha! ( Mais uma entre muitos a dizer o mesmo.. ! )


Ingredientes:

1. Para a massa:
2 canecas de farinha
1/2 caneca de água
1 gema
pitada de sal
2 colheres de sopa de manteiga

2. Para o recheio:
500g de carne picada de vaca
1 colher de sopa de pimenta branca
1 pitada de sal
2 tomates
1/2 chávena de leite
pão ( 2 fatias)
1/2 chávena de leite 

Preparação:
  1. Para a massa:  Num tacho junte as duas canecas de farinha, abra um buraco, e junte o sal, a água e a gema. Misture bem, até obter uma uma massa elástica e que não se agarre às mãos, e deixe repousar durante 90 minutos.
  2. Para o recheio: Faça um refugado com cebola, alho, salsa e louro. Assim que a cebola ficar translúcida, adicione a carne e o vinho branco. (Aguarde que o vinho branco evapore.)
  3. Junte as fatias de pão e o leite. Tempere de sal e pimenta.
  4. Adicione os tomates.
  5. Deixe refugar
  6. Montagem: Estique a massa o mais fino possível, e com a ajuda de um copo, faça formas de massa circulares. Coloque a carne no meio destas formas e feche, dobrando a meio. ( Coloque um pouco de água na dobra para que esta não se abra quando fritar.)
  7. Repita o passo 6, até esgotar um dos materiais.
  8. Frite em óleo bem quente cada lado, por 5 minutos.
Sugestão: Sirva com um arroz malandro de tomate.



Sem comentários:

Enviar um comentário