29 junho, 2017

Camarões no forno com molho picante | Perdido na cozinha


        Depois da azafama dos exames, da escola e da rotina, eis que surge um tempinho para mim.  Eu e a minha família decidimos tirar uns dias só para nós, longe da nossa casa.
        A minha vontade de vir passar uns dias fora da minha cidade era quase nenhuma, mas depois de saber que ia existir a possibilidade de cozinhar, eis que a minha vontade muda.   Estamos alojados num apartamento muito grande, bem localizado e totalmente equipado. Nossas refeições têm sido variadas; ao meio dia num restaurante, e ao jantar no apartamento. Todos concordamos que assim seria ideal,  já que eu e a minha tia gostamos muito de cozinhar e porque sabemos aquilo que estamos a comer. ( Se é que me faço entender.)
      Após muitas ideias, surge algo para fazermos de jantar:  -'' Algo que nos fizesse entrar no ambiente de praia que estamos a presenciar nesta semana!'' , disse eu.  Decidimos fazer uns camarões no forno, algo que a minha tia adora fazer e que eu tinha curiosidade em aprender. 
     Como estamos numa zona balnear, temos muita facilidade em encontrar marisco fresco e peixe, no entanto não conseguimos encontrar camarão e por isso tivemos de comprar.. ( é importante que tenha conhecimento sobre os diversos tipos de camarão que existem e a forma como se comportam quando são cozinhados.)  O melhor camarão que circula no mercado é o camarão da pescanova, vindo de Moçambique (48/64), e foi este que utilizamos.
     Como estamos no verão não fazemos refeições muito pesadas e foi por isso que o acompanhamento foi uma salada de tomate com cebola e mozzarela, pão tostado com manteiga de alho. (Esta receita pode ser utilizada também como entrada.)
        Ficaram um mimo! 
     
Ingredientes para 6 pessoas:

2 embalagens de Camarão congelado Pescanova de Moçambique (48/64)
4 cebolas
4 malaguetas 
2 limões
Vinagre 
Azeite
4 alhos
Molho de soja (opcional)


Preparação:
  1. Descongele os camarões em água corrente ( até que não veja gelo em redor dos camarões) e regue-os com o sumo dos limões.    Reserve.
  2. Num tabuleiro de ir ao forno, coloque mais de meia chávena de vinagre e uma chávena e meia  de azeite ,  adicione os alhos previamente picados.     Misture bem.
  3. Lamine as cebolas na transversal ( com 1mm de espessura) e disponha-as no tabuleiro. 
  4. Pique as malaguetas e espalhe-as pelo tabuleiro.
  5. Coloque , finalmente, os camarões em cima da ''cama de cebola'' e leve ao forno.    
       ( IMPORTANTE: Não deixe que os camarões fiquem dourados! Assim que estiverem rosados retire-os do forno: Estão prontos! )
    
  6. (OPCIONAL) Antes de servir, pincele os camarões com molho de soja.

Sem comentários:

Enviar um comentário