15 fevereiro, 2018

Microondas... sim ou não?

  Hoje, no fora do tacho decidi trazer um assunto que foi/é falado várias vezes cá em casa e podem não acreditar mas, os mitos associados a este assunto fizeram com que se mudassem comportamentos quando se trata de microondas.
Fonte:https://lifestyle.okezone.com/read/2015/04/21/298/1137924/benda-ini-dilarang-masuk-ke-dalam-microwave

  É certo e sabido que tudo o que é em excesso faz mal, mas nos últimos tempos tem-se falado ( e muito ) sobre radiações, ondas , etc e os seus efeitos na alimentação do ser humano.
  Os nossos tempos são marcados pela correria do quotidiano, pelas refeições rápidas e pelo consumo de alimentos pobres em nutrientes.
  Seja no trabalho, em casa, na escola ou universidade a verdade é que o microondas faz parte dos nossos dias , para quase tudo o que envolva comida.
  A minha mãe é uma pessoa que dá uma importância a tudo o que lê, ouve e vê que envolva saúde. Há uns tempos atrás ela leu alguma coisa sobre os efeitos do microondas e assim que chegou a casa deitou praticamente todos os tupperwares de plástico fora e eu estranhei e perguntei-lhe o porquê. A resposta foi muito simples: ''Os tupperwares de plástico causam cancro! Vamos comprar de vidro a partir de hoje.''
  Este episódio foi o que me motivou a fazer este post. Fiz uma pequena pesquisa e vi vários artigos, vários blogues e vários programas onde falaram neste assunto e a opinião não é uniforme... Varia entre o ''não faz bem, nem faz mal...deve utilizar-se de forma consciente''.
  As pessoas em geral pensam que as radiações produzidas pelo microondas são muito perigosas mas isto não é totalmente verdade: A FDA tem padrões definidos para que todos os produtos eletrónicos não produzam quantidades de radiação nocivas para a saúde humana.
 Pensa-se também que o ato de descongelar os alimentos faz com que a sua riqueza nutricional seja afetada de forma negativa , o que também se provou que não é verdade. Quando se descongela um alimento no microondas é necessário que seja cozinhado e consumido o mais rápido possível.
   Cozinhar em microondas faz com que a riqueza nutricional dos alimentos AUMENTE , já que sofrem uma cozedura mais rápida já que como se utiliza menos água perdem menos nutrientes.
    Geralmente ficamos com impressão que os alimentos confeccionados no microondas têm um sabor diferente... e de facto é verdade: Os alimentos sofrem uma cozedura de dentro para fora.
     E agora ,para tranquilizar a minha mãe, os tupperwares de plástico não são afetados pelas radiações eletromagnéticas dos microondas logo não produzem substâncias nocivas.
    Em suma, os tupperwares são muito utilizados nos nossos dias, devido à sua rapidez e facilidade de uso. De facto a sua utilização deve ser moderada já que tudo o que vem em excesso faz mal. A FDA
Food and Drug Administrationassume um papel crucial para serem estabelecidos os limites de radiação para que não representem perigo para a saúde humana.
  O mais importante de tudo é que não se deve acreditar em tudo o que se ouve: É essencial fazerem-se pesquisas sobre aquilo que nos interessa de modo a dissipar as nossas dúvidas.
Fonte: https://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/o-microondas-prejudica-a-saude

17 comentários:

  1. A verdade é que o microondas tem salvo a minha vida, especialmente durante a época de exames ahahah
    beijinhos

    | último post |
    https://eyeelement.blogspot.pt/2018/02/panquecas-101.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Diana. Digo o mesmo.... com a correria dos exames o microondas é o meu melhor amigo ! ahaha

      Eliminar
  2. Os recipientes de plástico são mais leves e logo mais fáceis de transportar. Além disso não quebram. Mas são plástico. Mesmo não sendo nocivo directamente quanto à nossa saúde, penso que é no que diz respeito à do nosso planeta. Estou com a tua mãe nos recipientes de vidro ��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, os recipientes de vidro também nos poupam algum tempo na procura das coisas no frigorífico! :)

      Eliminar
  3. Confesso que não sou nada fã e vivo muito bem sem microondas mas, por vezes, entre isso ou sujar montes de coisas para aquecer comida, lá vai o microondas! Eheh

    ResponderEliminar
  4. Acho o micro-ondas um bom aliado na cozinha, embora não o utilize para cozinhar, mas apenas para aquecer/derreter.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. No trabalho eu utilizo muito o microondas, é uma forma mais rápido de aquecer comida feita no dia anterior ou mesmo no dia de manhã e é uma forma de economizar dinheiro em comida.
    Post todas as Quartas e todos os Domingos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá imenso jeito para aqueles dias mais apressados!

      Eliminar
  6. Tudo o que seja de plástico e em contacto com o calor liberta substâncias. Percebo perfeitamente a tua mãe. Não aqueço nem coloco coisas quentes em recipientes de plástico. Já para não falar do ambiente. Quanto ao microondas... Quanto menos se usar, melhor ;)

    Beijinhos*

    https://healthyfoodandme.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  7. Também só aqueço em vidro, e cada vez menos utilizo o plastico mesmo nas compras :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Esse detalhe de aumentar, é novo para mim, mas tem lógica pela pouca quantidade de água. Gostei tanto de ler este post, é preciso analisar as informações com atenção, mas substituir plástico por vidro é válido! Tens razão ao mencionar que, mesmo que a gente tente evitar, o microondas está sempre envolvido nas nossas vidas. Eu costumava descongelar alimentos lá e abandonei esse método, exatamente por isso! Gostei como uma atitude da tua mãe te fez reflectir e pesquisar sobre este assunto e partilhar algumas verdades aqui!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo teu comentário! :D De facto a minha mãe ainda dá uma boas dicas :)

      Eliminar
  9. Adorei o que li e vou aprofundar o assunto. Realmente existe uma enorme discrepância no que concerne a este assunto. Mas, aquilo que li faz todo o sentido. Adorei o seu post e veio tirar um enorme peso dos meus ombros ;)
    Seu blog é top, parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo seu comentário e seja bem vinda ao meu blog. Espero que goste.

      Eliminar