03 março, 2018

Arroz de pato no forno

  Vivo numa pacata aldeia do interior Norte e como sabem, é comum as pessoas terem alguns animais para consumo próprio; É o caso da minha família. 
  Além de cada um dos meus pais ter o seu trabalho e terem o dia quase preenchido, sempre foram habituados a gastar alguns minutos dos seus dias a tratar de alguns animais entre eles, patos. 
  No inverno é comum termos alguns jantares com amigos ou com familiares e, geralmente , a minha mãe entra em ação, na cozinha. 
  Devo dizer-vos que a minha mãe não tem grande queda para a cozinha, mas quando faz este arroz de pato maravilhoso fico completamente rendido.  Segundo ela, a magia deste arroz é o pato, caseiro, que tem um gosto totalmente diferente daquele que compramos no supermercado.
   Imaginem só... uma noite fria, amigos ou familiares num jantar em casa e o prato acabadinho de sair do forno era este.... conseguem sentir o cheiro? Conseguem?


Ingredientes para 8 pessoas:

1kg de pato
0.800kg de arroz carolino
chouriço de corrente
alho
azeite
louro
queijo(s) ralado(s)
Salsa
1 Alho francês
1 cebola
2 cenouras
Preparação:
  1. Numa panela com água, coloque uma pitada de sal, um raminho de salsa, a cebola, as cenouras, alho francês e o pato. Deixe o pato cozer em lume brando durante mais ou menos 1h.
  2. Assim que o pato estiver cozido, retire-o e reserve a água da cozedura. Desfie o pato e reserve.
  3. Em 2 tachos de barro preto ( são os que a minha mãe usa) , coloque em cada um, um fio de azeite, uma folha de louro e um alho picado. Deixe refugar,  adicione o pato desfiado em quantidade semelhante nos dois tachos e o chouriço partido aos cubos.  Assim que estiver tudo refugado, adicione o arroz e cobra com a água da cozedura do pato. ( Se necessário adicione água até cobrir a totalidade do arroz.)
  4. Leve ao forno a 180º durante 45 minutos, ou até a água se evaporar totalmente. 
  5. Cobra com queijo ralado e com algumas rodelas de chouriço e leve ao forno até o queijo derreter.
  6. Sirva com salsa picada. 

3 comentários:

  1. Que bom aspeto, fiquei com água na boca!

    https://whaaatifni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Adoro arroz de pato e esse parece-me mesmo bem!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/03/maybelline-mascaras-haul-colossal-big.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito. A minha mãe prepara 'O' arroz de pato. :)

    ResponderEliminar